sexta-feira, 31 de julho de 2009

A globalização e os centauros gaúchos: artigo na Carta Capital


A semana foi uma pasmaceira. O pampa está assolado pela gripe suína, pelo recesso parlamentar, pelas férias escolares e tudo parou. Acabei postando um artigo um tanto editorializado na Carta Capital. A foto aí de cima é a ilustração ideal para a matéria. Mostra o senador Simon, seu opositor interno pró-PSDB, deputado Eliseu Padilha e a governadora Yeda Crusius.... Para ir direto ao artigo, clica aqui. Ou entra pela página de entrada da Carta Capital on line. O beijo de Simon e o sorriso amarelo de Padilha são reveladores....

terça-feira, 28 de julho de 2009

A desgovernadora e o destino


Sei não. A história está cheia de lances surpreendentes por parte de seus governantes. Napoleão não esperava ser enganado pelos portugueses e Dom João o surpreendeu vindo para o Brasil. O Brasil não esperava que Getúlio morresse e ele entrou para a história.
Não sei se Yeda tem laços que a prendam à realidade. Parece que não. A sua trajetória até agora é totalmente temerária. Cercada de problemas ( pelo que andei lendo, o próprio marido, ou ex-marido, levava dinheiro do caixa 2 pra casa no fim dia e o dinheiro sumia....) a desgovernadora parece estar pensando na vida e no seu destino.
Se Yeda vislumbrar o que todos já sabem, podemos ter surpresas.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Yeda desceu do salto esta semana


A governadora Yeda Crusius desceu do salto esta semana e resolveu enfrentar os adversários. Foi pra briga com todo mundo. Tenho amigos que juram que Yeda fez um acordo com o PMDB. No artigo que escrevi para a Carta Capital (leia aqui)não fui tão longe, mas a hipótese existe. Vai lá e lê.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O marketing de Lula não pára


Esta semana, Lula estreou uma coluna semanal nos jornais do País. Intitulada ‘O Presidente Responde’, a coluna trará semanalmente as respostas do presidente a perguntas de três cidadãos.
Até o último balanço divulgado pela Secretaria de Comunicação da Presidência, 94 publicações haviam manifestado interesse em veicular o texto do presidente. Para ler a primeira coluna no site da Coletiva, clique aqui.
A iniciativa de Lula responde ao processo de enraizamento de sua liderança nos pequenos municípios. Lula é um fenômeno de marketing impressionante. Ao mesmo tempo em que investe na disputa de um espaço global, se preocupa em responder às angústias da dona Leila, pensionista de Cariacica, no Espírito Santo.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Yeda perdeu o estribo da realidade

"O novo jeito de governar ganhou o Estado e hoje mostra seu êxito, afirma Yeda". Esta, hoje, é a manchete principal do site do governo do estado do Rio Grande do Sul. A chamada está de acordo com a campanha de rádio e TV que temos visto nos últimos dias. Tecnicamente bem feita, mas do ponto de vista do marketing é uma campanha inútil.
Às vezes fico me perguntando como é possível uma coisa destas? Como pode um partido ou um governo errar tanto e por tanto tempo? Como pode descolar-se assim da realidade? Vocês têm assistido aquela novela da Globo? Nem o doutor Castanho salva a desgovernadora gaúcha...

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Novo colunista na Carta Capital on line


Hoje passei de colaborador a colunista da Carta Capital on line. Visita o site da revista ou vai direto aqui para ler a primeira coluna. Meu assunto preferido na coluna deverá ser a sucessão gaúcha. Não pretendo me restringir a isso, mas a idéia é tratar com prioridade este tema. Vai lá e posta um comentário....