terça-feira, 31 de março de 2009

Campanha do Choque de Limpeza em Canoas


Muito boa a campanha que a Prefeitura de Canoas colocou no ar esta semana. O comercial de TV, sem deixar de ser de utilidade pública, consegue ser institucional e altamente eficiente para seu público alvo. Lembra um pouco as "Casas Bahia". O ritmo, o dinamismo, a computação gráfica, a linguagem publicitária direta e impactante. Tudo converge para afirmar o novo governo e a mudança em curso, colocando o interesse público e o cidadão em primeiro plano. "A Prefeitura quer o que a gente precisa", afirma o ator-gari, "uma Canoas mais bela pra gente morar".

domingo, 29 de março de 2009

Porto Alegre é demais


A política gaúcha tem caminhos e esquinas. Neste final de semana, enquanto o PT discutia uma agenda para apaziguar suas diferenças internas e talvez viabilizar a candidatura de Tarso Genro a governador em meados do ano, o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, comemorava com pompa e circunstâncias o aniversário da cidade.
Coincidentemente (ou não) a Companhia Zaffari de Supermercados, um ícone em Porto Alegre, praticamente lançou um manifesto em favor de Fogaça na semana da cidade.
Vale a pena assistir ao comercial aí de cima. Primeiro pela sua beleza e competência. Segundo porque, enquanto o governo Lula é acusado de usar a máquina pública, bem que Fogaça poderia ser acusado de usar a máquina privada.
Dá uma olhada. É ou não é verdade?

Porque o marketing de Obama não funcionaria no Brasil

Publiquei há pouco um novo artigo no site da Red Marketing. Nas conversas com políticos nos últimos meses sempre surge o tema da campanha de Barack Obama. O artigo procura sistematizar algumas questões básicas sobre o uso da internet e outras tecnologias da informação no Brasil. Vai lá. O endereço é www.redmarketing.com.br

sábado, 28 de março de 2009

Tempo que falta














Um dos grandes problemas da modernidade é o tempo. O tempo é inflexível. O tempo é dinheiro. Falta tempo pra tudo.
Tenho tido pouco tempo pra atualizar este blog. Problemas da modernidade. Ou, traduzindo para o Lulês, "tou precisando correr atrás de uns caraminguás pra pagar as contas" e falta tempo para outras atividades.
Promessa é dívida. Amanhã vou revelar alguns segredos da campanha de Barack Obama.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Política pode combinar com boa música


Will.i.am fez a música tema da campanha de Obama. Passadas as eleições, fez uma nova, comemorando a vitória. Existe uma versão vídeo-clip, mas a incorporação está desabilitada. Esta foi gravada ao vivo. Vale a pena ouvir.

sábado, 21 de março de 2009

PMDB faz campanha de TV competente












Muito competente a campanha que o PMDB está fazendo na TV, nos espaços da propaganda partidária. Ainda vou descobrir quem é o responsável pelo marketing.
Acho que são quatro peças diferentes. São simples, baratas, bem feitas. Só não gostei da que procura capitalizar a luta pela democracia. Coloca dois "populares" numa mesa de bar e isso nunca é bom quando se trata de política. Mas este comercial não chega a prejudicar o conjunto da campanha. O PMDB, se mantiver o posicionamento que apresenta na campanha na sua conduta prática, se posiciona muito bem para 2010.
O PMDB vai bem num momento em que cresce na base do governo Lula e a oposição demo-tucana comete um erro atrás do outro. A campanha que o Democratas fez recentemente, agressiva, quase ofensiva ao presidente, me lembrou a oposição do PSOL ao governo Yeda no Rio Grande do Sul. Um gol contra atrás do outro. Os demos, depois de passarem décadas acusando a esquerda de "defender o quanto pior melhor", pratica exatamente esta estupidez. Demonstram que no poder não escutavam a oposição e na oposição não compreendem Lula e o PT no poder.
Já o PMDB entende tudo de poder e deve mandar cada vez mais daqui pra frente.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Novo artigo na Carta Capital on line


Acaba de ser postado um novo artigo na Carta Capital. Clique aqui para ir direto ao artigo. Com alguns erros de português, trato da nova cena que se abriu para o ministro Tarso Genro ser candidato a governador. Apesar do governo Yeda ser quase um desgoverno, o desafio de Tarso é grande. Vai lá e posta um comentário.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Luta de "classes" na Assembléia do Estado


Ontem foi a situação que não deu quórum para votar o veto do governo estadual à anistia dos dias parados na greve dos professores ano passado. Hoje, a gangorra da disputa no plenário se inverteu: foi a oposição quem retirou o número mínimo de deputados no plenário para votar. Não sei ao certo, mas o provável é que ontem Yeda perdia. Hoje, o inverso: o CPERS perdia.
O Presidente da Assembleia, deputado Ivar Pavan, quer votar nesta quinta. Vamos ver no que vai dar.
Acho que foi Karl Marx quem disse que o parlamento é uma espécie de espelho embaçado da luta entre as classes na sociedade. O conceito de classes sociais anda meio confuso - ninguém sabe o que isso quer dizer. Mas a idéia do parlamento ser um espelho embaçado do que se passa na sociedade é muito boa para esta disputa. No caso, se enfrentam os tucanos e seus aliados de aventura e ajuste neoliberal e as esquerdas, no interior das quais vem crescendo assustadoramente o esquerdismo e, agora usando outro conceito totalmente fora de moda, a pequeno-burguesia gaúcha. No jogo de pressões e contra-pressões, em ano pré-eleitoral, os deputados não sabem pra onde se virar.
Sim. Claro! A educação, neste espelho, não aparece ou, se aparece, está tão embaçada que ninguém vê.

sábado, 7 de março de 2009

Como transformar o fracasso em sucesso


Está em curso no Rio Grande do Sul o que pode vir a ser um dos maiores cases de marketing político do país depois do Lula.

Conforme alguns, a governadora Yeda Crusius não sobrevive às denúncias que o seu vice, Paulo Feijó, teria colecionado, desde a campanha eleitoral, de caixa 2, corrupção etc, com envolvimento direto da governadora. As 8 horas de fitas gravadas "com definição de cinema" mostrariam Yeda recusando mesada de 100 mil reais oriunda do Detran, além de comprovar que a casa que adquiriu foi com sobras de campanha etc.

Não acredito em motivos nobres por parte do Feijó. Nem acredito que ele vá às últimas consequências. Talvez por fazer a mesma avaliação, a RBS venha se esforçando para dar cobertura/proteção para Yeda.

Na minha opinião, Feijó está manobrando e chantageando para botar a mão no Banrisul. Só pode ser isso.

Na verdade, tem uma porção de perguntas que ninguém responde. Quais são os motivos do vice governador? Porque Feijó teria estas provas há muito tempo e só agora estaria divulgando? Qual o caráter da guerra que se trava nos bastidores do Palácio? Porque Yeda vem sangrando tanto e perdeu praticamente todos os assessores com os quais iniciou o governo? Porque o RS se tornou palco de uma disputa em alguns aspectos mais violenta que a guerra dos Farrapos? Porque a classe dominante gaúcha degenerou tanto? O ex-assessor de Brasília foi ou não queima de arquivo? Na trajetória do grupo no poder, este foi o primeiro suicídio?

Tantas perguntas....

Até agora Yeda sobreviveu a todos os ataques. Se passar por mais este desencadeado pelo PSOL - e parece que vai passar -, Yeda vai acabar beneficiada pelos ataques que vem sofrendo.

terça-feira, 3 de março de 2009

Artigo novo na Carta Capital


Acaba de ser postado novo artigo sobre as eleições no Rio Grande do Sul no site da revista Carta Capital. Vai lá e dá uma lida. Fiz um artigo que talvez não traga muita novidade pra quem acompanha a política gaúcha, mas o objetivo era sistematizar a cena local pro leitor da revista.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Será que o Lula sifú???


Faz um tempo está na seção "O que dizem por aí sobre" uma matéria (leia aqui) publicada na Folha sobre a disputa das contas em São Paulo que travam os barões do marketing político brasileiro.
Duda Mendonça, Nizan Guanaes e Fernando Barros estariam se engalfinhando na briga pela conta da campanha de José Serra presidente. Nizan Guanaes e Fernando Barros a gente entende. Ambos têm trabalhado para os tucanos nos últimos anos. Mas Duda Mendonça arrastando asa para os tucanos.... Será que é só o senso de oportunidade do marketeiro baiano em funcionamento ou é um sinal de que o barão-mór do marketing está achando que Lula vai perder em 2010?

domingo, 1 de março de 2009

O suicídio do assessor de Yeda


Você, como eu, ficou com um pé atrás com a pressa com que tentaram afirmar a tese do suicídio do assessor da governadora Yeda Crusius, Marcelo Cavalcante (foto), em Brasília? Então leia o artigo do Marcos Rolim na Zero Hora deste domingo. Para ir direto no artigo, clique aqui. Rolim, com a inteligência e a capacidade de argumentação que lhe são peculiares, multiplicou por dez as minhas desconfianças de que houve queima de arquivo.