segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Como transformar ouro em marketing de combate à crise


Cada um enfrenta a crise de uma maneira diferente. Tem aqueles que se assustam, recuam tudo o que podem. Tem os que se encolhem, que se deixam abater. Tem os que ficam observando. Mas tem os que torcem a favor. E também os que lutam contra a crise e veem nela uma possibilidade de crescer.
A AVON parece ser um caso raro daqueles que veem na crise uma oportunidade. "Democratizar o luxo" é o novo mantra da empresa. Com um crescimento de 8% na receita bruta em 2008, a AVON quer crescer ainda mais em 2009.
No Brasil, a AVON tem fama de marca popular. De cada três batons vendidos no país, dois são da AVON. Pra reverter a fama de produto de segunda categoria, a empresa agora lançou uma linha de batons com ouro 24 quilates na fórmula...
Um parênteses: Outro dia, olhando uma vitrine, vi um biquini muito bonito e muito caro. Fui ver o motivo e descobri que tinha umas argolas banhadas a ouro... (Não, não era pra mim. Era presente...). Fiquei pensando naquilo. Argolas de ouro no biquini... Porque não? As pessoas não usam argolas de ouro na orelha, no dedo? Colocar ouro no biquini não é uma idéia de marketing interessante??? E no baton? Por que não???
“A Avon é uma alternativa de renda para as mulheres e essa é nossa força nessa época de incerteza econômica”, explica o presidente da Avon Brasil, Luis Felipe Miranda, lembrando o “exército” de 1 milhão e 200 mil revendedoras autônomas que já trabalham com a marca. Para ele, a AVON hoje é uma alternativa para ter um produto de luxo a um preço acessível. Por isso, Miranda afirma poder "encarar essa crise com otimismo.”

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