sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O poder, a comunicação, o povo, o marketing


Hoje pela manhã fui assistir a ministra Dilma na inauguração de obras do PAC em São Leopoldo. Fui no primeiro ato, a convite de um cliente, pensando que era um só e, tendo chegado, descobri que eram três em lugares diferentes. Um as 9 e meia, outro as 10 e meia e o terceiro as 11 e meia. Pro meu padrão de empresário que ganha o dia conforme o suor da testa, quando era 10 e meia, estava indo embora.

Dilma chegou um pouco atrasada. Falou um discurso meio técnico. Normal, porque o cargo tem suas limitações. Mas o mais impressionante de tudo é o assédio da imprensa. Nunca vi ninguém ser tão disputada. Foi por aí que entendi os três atos. Um só deixaria todos frustrados, a começar pela mídia.

O prefeito Vanazzi, de São Leopoldo, colocou muita gente no ato. (E falou muito bem. Vanazzi me surpreendeu pela qualidade do seu discurso.) Não sei o resto do país, mas o povo de São Leopoldo parece atento e esperto. Ficou ouvindo a Dilma na maior atenção.

De repente a "Mãe do PAC" emplaca no país. Mas tenho a forte impressão de que Dilma faria mais sucesso como Dilma do que faz com o marketing da "suavidade" que inventaram para ela.

Nenhum comentário: