quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Obama e Lula são vinhos do mesmo marketing?


Quando começou a crise, alguns tucanos e demos soltaram foguetes. Finalmente um novo cenário, onde Lula desceria a ladeira da popularidade! Aconteceu o contrário. Lula agora já atinge 84% de aprovação.
A oposição a Obama no Estados Unidos parece ter o mesmo DNA demo-tucano. Partiu pra cima do governo, derrubando três ou quatro ministros (não sei se o nome é esse...) antes mesmo de assumirem os cargos por "desvios" de conduta no pagamento de impostos e outros problemas. Obama não teve dúvida: respondeu agora que as empresas que estão recebendo ajuda do Estado não podem pagar mais que 500 mil dólares anuais aos seus executivos.
Lula e Obama parecem vinho da mesma pipa. Surgiram de fora da política tradicional, vieram dos setores marginais ao sistema, se construíram contra a vontade dos poderosos e só foram admitidos porque os bacanas de sempre (FHC aqui, Bush lá) quebraram a cara totalmente.
A humanidade vem em ondas, uma depois da outra, buscando soluções para sua sobrevivência no planeta. A impressão que me passa é que Lula e agora Obama inauguram um novo tempo na história. Há uma mudança aí. Um novo modelo. Uma nova forma de conduzir as coisas....
Do ponto do vista do marketing eleitoral e de governo, isso é evidente. Lula e Obama são bastante diferentes de tudo o que veio antes. E são surpreendentes para os bacanas que sempre dominaram o poder. O posicionamento que ambos adotam (Lula com certeza - Obama ainda temos de ver melhor) de defesa do cidadão comum combinado com a radicalidade e ao mesmo tempo flexibilidade na construção de um projeto de nação parece ser a chave do sucesso.

Nenhum comentário: