sábado, 9 de maio de 2009

O cérebro político


Acabo de ler O cérebro político, de Drew Westen. O livro, de quase 400 páginas, foi referendado por Bill Clinton e é um amplo balanço das derrotas dos Democratas nos Estados Unidos. O senador Aloizio Mercadante assina uma Apresentação e o deputado federal José Eduardo Cardozo faz o Prefácio da edição brasileira. Mesmo sendo um livro anterior ao fenômeno Obama, vale a pena ser lido. Creio que O cérebro político foi escrito para a campanha de Hilary Clinton e não para a de Barack Obama.
Drew Westen defende a tese de que o eleitor vota mais com sua emoção que com a razão. "A tese central deste livro - a de que campanhas bem sucedidas competem no mercado das emoções e não essencialmente no mercado das idéias - pode, à primeira vista, parecer inquietante para muitos Democratas", afirma Westen na página 261, para, logo a seguir, dizer que o segredo da boa política é dizer a verdade.
Em tempos de crise e confusão ideológica, uma coisa é certa: Westen, na essência, veio a repetir o filósofo Antonio Gramsci (1891-1937), fundador do Partido Comunista Italiano, o primeiro a afirmar que a "verdade é revolucionária".

Nenhum comentário: