terça-feira, 12 de maio de 2009

Quando a vitória é fraca


Um dos mais graves problemas no marketing é não ter condições de manter o território conquistado. É comum no gerenciamento de marketing de um produto ocupar uma praça e depois, por um motivo ou outro, não conseguir atender o consumidor no ritmo e no prazo exigido. A frustração do consumidor nestas situações é enorme.

Talvez esse se torne o principal fator de decisão na próxima eleição no Rio Grande do Sul. Tem razão o grão tucanato nacional de estar preocupado com o que se passa no pampa gaúcho.

Entretanto, mais preocupado deveria estar o PMDB. Até esta semana, o PMDB só beneficiou-se da relativa incapacidade do PT para reagir e recuperar terreno e da incompetência de Yeda para consolidar a vitória eleitoral que obteve em 2006. Mas a participação do PMDB em todo o governo tucano, o fato de ter respaldado o tempo todo uma fábrica (o governo Yeda) e uma promessa de produto (a sua política) que hoje desagrada a todos pode contaminar a hoje provável vitória de Fogaça e mesmo a eleição de Rigotto ao senado.

Em Canoas, o PTB contava com uma vitória certa com Jurandir Maciel. Maciel, vice-prefeito de Ronchetti, afastava-se deste publicamente e há seis meses do pleito "estava eleito". De fato, ele tinha tudo para ganhar. No meio da disputa, contudo, verificou-se que o vírus tucano tinha contaminado o candidato e ele passou a cair. Jairo Jorge venceu uma eleição que, para muitos petistas inclusive, parecia impossível.

Olhem a foto aí de cima. Restam poucos. Em alguns, a gripe foi mortal. Na fila ainda invisível estão Fogaça, Simon and company. Será que o vírus já pegou neles?

2 comentários:

luís felipe disse...

Paulo Cezar,

Comecei a ouvir aqui e ali a tese de que José Serra está começando a puxar o tapete de Yeda agora. O objetivo seria que os ratos do seu partido - e dos partidos aliados - abandonassem o navio e ajudassem a derrubar a governadora, para que o seu projeto de 2010 não fosse abalado pelo fracasso do PSDB gaúcho.

Que achas disso?

Grande abraço,

paulo cezar disse...

Tem nexo. Hoje começaram a aventar a possibilidade da NÃO candidatura de Yeda à re-eleição e o apoio a Fogaça já no primeiro turno. Isso rendeu sorrisos na rádio Gaúcha pela manhã, por que o PT (via Berzoini) também já teria sinalizado apoio à Fogaça. "Desse jeito o Fogaça será candidato único" foi o comentário.... O fato é que tucanos de alto coturno no estado estariam aventando essa possibilidade. Claro que em troca estão querendo manter o mandato de Yeda....