quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Afinal, como funciona a cabeça do eleitor?


Terminei de ler hoje pela manhã o livro “A Cabeça do Eleitor“, de Alberto Carlos Almeida. Ao contrário do que o livro promete, Almeida não revela como pensa o eleitor brasileiro. Na verdade, o livro é uma aula sobre pesquisas eleitorais. E por isso vale a pena ler.
Você não deve concordar com boa parte das coisas que ele afirma - como, por exemplo, que os resultados eleitorais são quase sempre previsíveis. No universo do livro, isso até é uma verdade. As eleições são previsíveis a partir do momento em que as pesquisas permitem fazer a previsão... Mas esse raciocínio acaba por ser "conservador" e "fatalista". Tipo: "ganha quem tinha de ganhar e o marketing, a política etc são mistificações que não alteram a realidade dos fatos"....
De qualquer modo, o livro é bom. Para quem pensa em ser candidato ou atuar em campanhas, "A Cabeça do Eleitor" é leitura obrigatória.

Nenhum comentário: