sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O que tudo isso tem a ver com o marketing?


Um amigo leu as postagens anteriores sobre a capacidade do Lula e perguntou: "Paulo Cezar, muito bons teus textos, mas o que isso tem a ver com o marketing?" Eu respondi: "Tudo".
Primeiro porque a ampla maioria dos formadores de opinião acreditava que Lula era excelente fazendo o "marketing de oposição" mas iria quebrar a cara na situação. Segundo porque a atuação do presidente encerra uma lição fundamental de marketing. Quando ele é bem feito fora do poder, a tendência é melhorar ainda mais com o poder nas mãos.
Tem dúvida? Quando postei este último comentário ontem, não sabia da iniciativa de Lula reunindo os 30 maiores capitalistas do país para anunciar seu pacote anti-crise. Botou outra vez a oposição demo-tucana a nocaute. Isso é marketing de gestão, marketing de governo bem feito. É uma tarefa dez vezes mais difícil que o marketing de oposição ou eleitoral. E Lula está se revelando um mestre na área.

Nenhum comentário: