quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O marketing permanente e os primeiros 100 dias


Ok. Você teve uma grande vitória em que a estratégia de marketing e o
trabalho persistente foram decisivos para construir o resultado. A campanha se revelou difícil e exigiu de todos mais do que dedicação e empenho, mas a verdadeira jornada começa agora.
Agora é que começarão a surgir as maiores dificuldades. Uma eleição é um momento de arregimentar forças para derrotar o adversário. Vencida esta etapa da guerra, é preciso organizar o mandato, estruturar o governo, distribuir os espaços, montar um projeto coerente com o que foi dito na campanha. Ao contrário do que muita gente pensa, o mais difícil do ponto de vista do marketing não é a eleição. O mais difícil é desenvolver o marketing da gestão, do mandato.
E nisto é preciso prestar atenção especial aos primeiros 100 dias de governo (ou mandato parlamentar). A transição e os primeiros 100 dias são o único momento de trégua que o governante possui. É um momento em que a vitória está fresca, o eleitor está em lua-de-mel com o seu eleito, existe uma curiosidade por saber o que vai mudar, qual vai ser a linha de conduta do prefeito e do governo e quem serão os escolhidos (o time, o secretariado) para estar junto ao Executivo.
Esse momento precisa ser aproveitado ao máximo para fixar a imagem do prefeito e do novo governo (mesmo quando reeleito). E o trabalho de marketing neste período é super importante. É ele que vai estabelecer o norte e a diferença entre "este é o prefeito que eu elegi" e "puts, este cara mal foi eleito e já não tá fazendo nada", na cabeça do eleitor.
No caso de um parlamentar, então, os primeiros 100 dias são decisivos. Ou o vereador consegue fixar uma imagem e uma marca logo de início ou ele simplesmente vai ser esquecido pelo eleitor. O momento do voto é o momento do "sim" no casamento. Os primeiros 100 dias são a lua de mel. Se o vereador não aparece neste período, ele morre na cabeça do eleitor. Mas ao contrário, se o vereador consegue projetar uma marca, fazer alguma coisa significativa em seus primeiros 100 dias, o mais provável é que ele fidelize o seu eleitor pelos quatro anos.

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