domingo, 26 de outubro de 2008

As lições de marketing do segundo turno no RS (3)


A vitória de Jairo Jorge em Canoas é a vitória do trabalho e do profissionalismo de marketing. Diferentemente de Pelotas, Porto Alegre, Caxias e Alvorada, Jairo não tinha a popularidade de Marroni, Rosário, Pepe ou Stela. Jairo estava muito tempo distante de Canoas, trabalhando em São Paulo e depois em Brasília. Mas em 2004, quando isso parecia ainda impossível, Jairo decidiu perseguir a reconstrução do PT em seu município e retomar a busca de uma alternativa para o governo municipal. Iniciou sua caminhada e lançou uma candidatura a deputado em 2006, que lhe rendeu 15 mil votos na cidade, num colégio de 238 mil eleitores. Era um passo necessário na caminhada até a prefeitura. Como diz o ditado chinês, uma longa jornada começa com um primeiro passo. Foi o que Jairo fez.
Não pense que a explicação para a vitória esteja na debilidade dos adversários, abalados com as denúncias de corrupção. Não. Os adversários em Canoas eram mais fortes que em Alvorada ou Pelotas. Mais fortes que Fogaça em Porto Alegre. O que explica a vitória de Jairo é o novo conceito que ele desenvolveu.
Convencido de que a política denuncista do PT nas eleições anteriores não atrai os eleitores, Jairo fez uma campanha propositiva, apresentando propostas concretas para resolver os problemas das pessoas e da cidade. No lugar do isolamento e da luta interna, Jairo conseguiu unificar o PT e construir uma ampla aliança em torno a um projeto de mudança, atraindo forças inusitadas como o PP, o PPS e o próprio DEM num primeiro momento. Na ausência de meios de comunicação no município, que tornariam mais fácil a campanha, Jairo se valeu do buzz marketing, com equipes porta a porta que varreram a cidade pelo menos duas vezes.
Canoas foi o município onde a direita primeiro desenvolveu a orientação de marketing que levou à derrota do PT no Estado e em Porto Alegre. Yeda Crusius "nasceu em Canoas". Agora, Canoas pode vir a ser o embrião de um novo tempo na política gaúcha.

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