quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A evolução do marketing político

Houve um tempo em que os candidatos se desesperavam em busca de promoção. Movidos por esse desejo, eles entravam na agência atrás de boa publicidade e propaganda. Com uma boa dose de paciência, às vezes correndo o risco de ser chato, eu lhes vendia marketing, quando esse produto ainda era incompreendido por 99% das pessoas. Uns poucos acabaram entendendo que levaram ouro a um preço de medalha de bronze. São clientes que mantenho até hoje e que - espertos - me utilizam como publicitário sabendo que tem um serviço completo de marketing.

Hoje, estamos diante de uma evolução do mercado. A facilidade com que as ferramentas de construção da publicidade e propaganda são manejadas (há oito atrás era difícil encontrar um profissional que dominasse os softwares gráficos - e hoje isso é comum), junto da idéia de que é "mais barato" eliminar o intermediário (ou seja, a agência de publicidade e propaganda), jogou os candidatos ao mundo do marketing feito em casa. Mas diante disso, muitos tem se dado conta de que não possuem uma estratégia de marketing e precisam desenvolvê-la. Assim, hoje, meu trabalho é inverso. Ando vendendo o marketing e, correndo o risco de ser chato, também a publicidade e propaganda.

Tudo isso por um motivo simples: o bom marketing só se realiza com a propaganda verdadeiramente competente. Para usar uma metáfora do futebol, de nada adianta ter o melhor técnico do mundo se o seu centro-avante é um perna-de-pau.

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