sábado, 25 de outubro de 2008

Pesquisas em Canoas mostram que Jairo deve vencer


Conversei longamente ontem com Eduardo Audibert, diretor do Instituto de Pesquisas Fato. O Fato está fazendo as pesquisas para publicação na RBS neste segundo turno em Canoas e Pelotas. Da nossa conversa resultou minha convicção de que Jairo Jorge vai vencer amanhã.
Meu relacionamento com o Eduardo é antigo. Há cerca de 12 anos, quando eu estava em transição para Porto Alegre, fui morar num apartamento alugado em nome dele. Ele não tinha grana pra fazer a entrega. Eu estava desempregado e não tinha fiador... O Eduardo tem uma larga experiência com pesquisas. Sabe perfeitamente que elas são fotografias do momento. Que o fato dos números colhidos dias antes coincidirem com o que acontece nas urnas é possível, mas pouco provável.
O mais importante sobre Canoas: O Eduardo detectou instabilidade, insegurança do eleitor, desejo de votar em Jairo, mas também atração pelo marketing de Jurandir na reta final. Num determinado momento da nossa conversa ele disse: "É bastante provável que o resultado das urnas seja diferente do que eu colhi. A eleição em Canoas vai ser decidida a caminho da urna."
E é por isso que Jairo vai vencer. Canoas não quer mais Ronchetti e Jurandir é vice de Ronchetti. Canoas não quer mais corrupção. E Jurandir é vice de Ronchetti. Canoas quer ser uma grande cidade. E só Jairo Jorge oferece esta possibilidade.
O número mais significativo desta pesquisa da Fato em Zero Hora é a expectativa de vitória: Jairo tem 56% e Jurandir pouco mais de 30%. Minha aposta é que a pesquisa do Eduardo mostra uma diferença de 6 pontos percentuais nos votos válidos e a eleição em Canoas vai se decidir por um percentual bem maior.
Se não for isso, eu subestimei o marketing collorido, o marketing de Deus, em Canoas.

Nenhum comentário: