quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Como é difícil fazer marketing!


Ninguém postou um comentário a respeito, mas me falaram. Achei grave, porque quiseram falar pessoalmente. Estavam avaliando o blog muito "americano". Não. Não vou dizer quem foi. Para esta pessoa, passei um entusiasmo com a campanha do Barack Obama que talvez ele não mereça. Não retiro o entusiasmo, mesmo que ele não mereça, porque a campanha merece. Mas não foi isso que me preocupou. Na vida de um blogueiro novato perder um leitor é perder muito, e fiquei preocupado com perder meus poucos leitores...
Então, prestem atenção: meu interesse na campanha do Obama é profissional. PROFISSIONAL! Não vou me filiar no Partido Democrata. Lá, sou só um latino americano a mais destinado a limpar latrinas ou dirigir táxis. Entre o Obama e o Lula, sou mais Lula para presidente das Américas...
Menos mal que quando vieram falar comigo já tinha postado o jingle do Evo Morales. Isso me redimiu e deve ter conquistado mais alguns meses de visitação.
O epísódio me lembrou o passado. Há uns vinte anos, quando Britto ganhou do Olívio, escrevi um texto defendendo que a esquerda tinha de se apropriar do marketing. Fiz mil cópias. O texto fez sucesso porque disse algumas verdades. Mas ninguém da cúpula quis se comprometer.
Acontece que o marketing padece de má fama por onde passa. Isso é um fato. Parece uma droga como o álcool ou o cigarro. Todo mundo condena, mas fuma ou bebe. Ou ambos.

Um comentário:

Flávia D. disse...

Bom, com esse texto ganhou mais uma leitora. Sou jornalista e adoro essa área de marketing político. Continue postando sempre.
abraços