quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Custo do voto aumenta no Brasil


A ferramenta O QUE DIZEM POR AÍ SOBRE que agreguei ao blog tem trazido informações interessantes. Por exemplo, clicando em "marketing político" e depois em "pesquisa aponta custo de U$ 53" você vai encontrar uma matéria publicada no Repórter Diário do ABC paulista muito interessante.
Conforme a matéria, "o custo médio de uma campanha para prefeito nas últimas eleições foi de US$ 14 por voto e para vereador, US$ 8 por voto". O levantamento teria sido feito pela Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP), que reúne profissionais que trabalham em campanhas eleitorais.
A matéria tem um pouco de propaganda do pessoal que se reúne nesta Associação, e revela a luta surda que existe hoje no marketing político entre os "publicitários" que têm feito as campanhas mais à esquerda, e os "marketeiros legítimos" que se alinharam à direita e tiveram uma safra de derrotas na última década mas que começam a reagir.
O valor de cerca de 10 dólares o voto no Brasil é isso mesmo. Experiência própria. Em centros menores, ou situações específicas, é possível fazer com bem menos, mas em geral, pra eleger, somando tudo, não há como fugir disso. Portanto, se você pretende fazer 50 mil votos nas próximas eleições, comece a pensar em como conseguir 500 mil dólares desde agora. Porque a campanha de 2010 já começou.

Nenhum comentário: