sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O marketing muda todo ano


No início de 2008 escrevi um artigo para o site da Red Marketing chamado "Os 10 mandamentos para 2008". Fiz o texto inspirado no francês Jacques Séguéla, que havia escrito no mesmo sentido, tentando estabelecer os parâmetros pelos quais o eleitor decide seu voto.
O Cesar Beras, que trabalha com planejamento na Red, não se cansou de elogiar o artigo. Segundo o Beras, os 10 mandamentos revelavam antecipadamente o raciocínio do eleitor de 2008. Para ele, que ajudou a definir o posicionamento de diversos candidatos vitoriosos nas últimas eleições, a compreensão dos 10 mandamentos já seria meio caminho andado para conseguir dialogar com o eleitor. E dialogando conquistar o voto. De fato, relendo há pouco o artigo, o eleitor de 2008 parece ter se guiado conforme os parâmetros que eu antevia. O artigo ainda está disponível no site da Red (link recomendado ao lado) e os mandamentos eram os seguintes:

1 - O voto é na pessoa
2 - O voto é na promessa
3 - O voto é no que o candidato vai fazer
4 - O voto é pela verdade
5 - O voto é pessoal
6 - O voto é racional
7 - O voto é sério
8 - O voto é no líder
9 - O voto é em gente que faz
10 - O voto é no vencedor

Nenhum comentário: