sábado, 29 de novembro de 2008

Marketing Político em Tempos Modernos


Acabo de ler Marketing Político em Tempos Modernos, um livro organizado por Rubens Figueiredo que traz uma coletânea de artigos de especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento relativas ao marketing político. O livro percorre todos os temas essenciais de uma campanha: Origens do marketing político, formação do voto na cabeça do eleitor, pesquisas de opinião, media training, novas tecnologias etc. Vale a pena ler.
Rubens Figueiredo é da linha da defesa do marketing. Combate a influência dos publicitários nas campanhas. Cientista político, comentarista da rádio Jovem Pan, conselheiro da Associação Comercial de São Paulo, Figueiredo é marketeiro de alto coturno da direita no Brasil. Talvez em nome disso, já disse bobagens como "O problema é que ele {Lula} não é nenhuma maravilha. Essa queda-de-braço é desfavorável ao presidente. A oposição é favorita na campanha de 2006."
Rubens Figueiredo e todos os articulistas que ele agregou no livro têm uma trajetória de compromisso com o marketing e com as alternativas conservadoras na política brasileira. Tirando a torcida de Figueiredo pelas soluções de direita, seus livros normalmente são consistentes e merecem ser lidos.

Nenhum comentário: