quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Yeda começa campanha para reeleição em 2010


Você, assim como eu, tem notado a desenvoltura da governadora Yeda Crusius nos últimos dias? Está percebendo que ela se impõe no cenário, apesar de tudo?
Pois é! Quando do lançamento do conceito e logomarca do governo do Estado, a CUT chamou algumas agências para desenvolver uma campanha de defesa dos movimentos sociais. A Veraz apresentou uma proposta que não foi aceita. A campanha, se não estou enganado, acabou nem sendo feita, ou, se o foi, não aconteceu com o volume de investimentos que havia sido anunciado quando do briefing.
De qualquer modo, à época lembro de ter dito aos sindicalistas da CUT que o conceito do governo Yeda "Coragem para Fazer" era poderoso, e o tema a ser trabalhado pela propaganda da oposição deveria ser o da competência e não o da ética para governar. Creio que, com essa defesa, perdi a conta, porque a oposição passou os últimos dois anos perseguindo o tema da ética - com o auxílio inusitado e estranho do vice governador Paulo Feijó - e acabou deixando Yeda livre para realizar todos os ajustes neoliberais radicais. Ou seja, deixou Yeda livre para exercer sua "coragem para fazer" o que, do ponto de vista dos interesses que defende, era absolutamente necessário.
Até onde eu entendo como roda o mundo, a RBS pegou a onda da ética para negociar sua parte nos delicados e hoje já está plenamente integrada na defesa do projeto Yeda e seu prolongamento. Até espaço para as declarações estultas de Arthur Virgílio, como a de que "Se há duas pessoas que merecem mais de um mandato, essas pessoas são Yeda Crusius e Barack Obama", a RBS abre espaços generosos. Na impossibilidade de afirmar o inconfessável, a RBS naturaliza a crise e vende como necessário um ajuste em que só os de baixo pagam a conta.
Ainda creio (só não sei até quando) que Yeda não terá ambiente para reeleger-se, mas nunca foi esse o seu papel e função. Creio que o que ela pretende é manter seu pessoal no poder. E isto, do jeito que as coisas caminham, já está sendo pavimentado.... Ao errar no marketing e subestimar o adversário, parece que a oposição gaúcha comete o mesmo erro de Arthur Virgílio contra Lula.
A gente lembra do senador tucano chamando o Lula de ladrão quase todos os dias, não lembra? E os tucanos levaram a maior sova que já se viu na reeleição de Lula....

Nenhum comentário: