sábado, 8 de novembro de 2008

A fotografia traduz a qualidade do marketing


Nas últimas eleições brasileiras tivemos um festival de botox e photoshop sem igual. O eleitor olhava as fotografias e ficava se perguntando se os caras eram candidatos a posar na Playboy, na Homem ou em alguma revista gay. Coisas que funcionam na publicidade (ou não - vejam o que está fazendo a Natura a partir de uma crítica à publicidade do setor de cosméticos) e na indústria do entretenimento foram trazidas diretamente para a política sem nenhum filtro. E o mais impressionante é que há políticos que pagam fortunas para estes marketeiros os transformarem em falsos e mentirosos aos olhos do eleitor.
Não. Não sou contra o candidato aparecer bonito e sorridente na fotografia. Nem contra corrigir problemas. Estou falando é daquele banho de photoshop que transforma o candidato no que ele não é: uma mulher de 40 anos com cara de 28. Um homem de pele enrugada com cara de bebê. Sofri pressão nestas eleições para seguir esta tendência. Resisti o que pude e o que não pude, correndo o risco de perder clientes.
Vejam a fotografia aí de cima, do Barack Obama. Ao que parece, a foto é natural e espontânea. O cara de fato usa os sapatos até gastar completamente a sola. Mas pensada ou não, essa foto foi uma grande sacada do marketing do Obama. Porque ela aproxima o candidato do cidadão comum, e mostra que o candidato "gasta a sola do sapato". Aqui no Brasil, a escola de marketing mais cara do país nunca permitiria essa foto. Ou só permitiria publicar dando um banho de photoshop nos sapatos pra recompor a sola...

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