quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Lições de marketing da campanha de Barack Obama para as campanhas do presente e do futuro


A campanha de Barack Obama vai render muitos estudos e lições de marketing. Do pouco que acompanhei, pude entender que Obama soube segmentar seu marketing conforme os públicos e soube utilizar as novas tecnologias de comunicação, principalmente a internet e o celular, com grande superioridade, primeiro na luta interna com Hilary Clinton e a seguir no enfrentamento aos republicanos.
Seth Godin, o careca aí da foto, é um americano que fundou uma das primeiras companhias de marketing online, a Yoyodyne, e a vendeu para o Yahoo em 98. Godin listou algumas destas lições em seu blog. Se o meu inglês não me traiu, Godin basicamente diz o seguinte:
Stories really matter.
As histórias são o que importam. As pessoas gostam de produtos/marcas/candidatos que contam histórias.
TV is over.
Os meios de comunicação de massa estão em declínio e não tem mais a mesma influência sobre as pessoas. Claro que eles ainda cumprem um papel e função importante, mas hoje as pessoas assistem a TV apenas quando querem e é cada vez mais difícil conseguir a atenção delas.
Permission matters
Obter a permissão das pessoas para enviar-lhes uma mensagem é essencial no marketing. Invadir o email, o celular, a caixa de correio com mensagens indesejadas pode ser fatal.
Marketing is tribal.
O marketing é tribal. A receita atual é fazer uma comunicação para nichos de pessoas envolvidas com os mesmos interesses. Para Godin, engajar-se com as tribos existentes é menos oneroso que construir uma nova tribo do nada.
Motivating the committed outperforms persuading the uncommitted.
Mobilize os militantes e simpatizantes. São eles que farão o trabalho de convencer os não comprometidos. É mais fácil convencer os aliados do que argumentar com os inimigos.
Attack ads don't always work.
Estratégias de ataque não funcionam. Conforme Godin, as pessoas repudiam as estratégias de ofensa aos concorrentes.
We get what we deserve.
A gente leva o que compra. Ou temos o que merecemos. Quando compramos um produto, também compramos o seu marketing. E vice-versa.

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