terça-feira, 11 de novembro de 2008

O marketing e a comunicação da esquerda


Deixa eu aproveitar a audiência e fazer uma propaganda. Você pode ler o livro ao lado na internet, mas isso é muito cansativo, ou você pode comprar o livro com as indicações no final deste texto e ler nas férias. Compre o livro. O papel ainda é o melhor e mais seguro suporte para a transmissão de conhecimento. Mas antes deixa eu tecer alguns comentários.
Se há uma coisa certa no mundo é a impossibilidade de prever o futuro. Isso acontece no mundo dos negócios, no marketing político, na política... Em 2005, publiquei um livro que analisa criticamente a trajetória das políticas de comunicação e marketing da esquerda no Brasil no período pós-ditadura. Lá, dizia que a opção de linha de marketing que estava sendo feita pela esquerda brasileira era errada.
Fui chamado de romântico na revista teórica do PT, pelo posicionamento assumido. Ser tachado de romântico, à época, me pareceu quase uma sentença de morte. Imagine! Um consultor de marketing político romântico.... Quando estourou o mensalão pude perceber que, de fato, minhas análises podiam ser cautelosas, mas não tinham nada de românticas. Em geral, elas estavam certas e continuam válidas.
As análises não atacavam o problema do financiamento das campanhas. Acontece que até pouco antes da entrada do Roberto Jeferson na TV eu não tinha percebido a existência do mensalão. Não imaginava que os dirigentes do PT pudessem estar sendo tão ingênuos e temerários com o uso das verbas de publicidade. O que seria correto dizer, hoje, é que as análises davam conta apenas de uma parte do problema, mas nunca me chamar de romântico.
O livro está postado na íntegra em formato de blog. A ordem de aparecimento dos capítulos é de baixo para cima. Veja aqui.
Ah, o livro (em carne e osso, ou seja, em papel) pode ser comprado diretamente. Mande email e peça para daniel@veraz.com.br. Custa R$ 18,00 + Correios.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o livro. Já li e recomendo. Não é marketing de pacote.

Anônimo disse...

Vou enviar email agora mesmo...