quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O conservadorismo político do eleitor em São Paulo


Vale a pena ler o artigo de Leôncio Martins Rodrigues no Estadão. Ver aqui. Leôncio contesta a tese petista de que a classe média da cidade de São Paulo não votou em Marta por ser conservadora e preconceituosa.
Fenômeno parecido com o paulistano ocorreu em Porto Alegre. A classe média não votou no PT como votava antes. Houve um recuo em áreas importantes da cidade. Muita gente anda dizendo que problema foi a candidata. Outro tanto de pessoas diz que foi a falta de alianças. Os dois fatores podem ter contribuido, mas acho mesmo que o problema é de posicionamento.
Posicionamento no marketing é a metodologia utilizada para criar percepção de um produto, marca ou identidade de uma empresa. Conforme Jack Trout e Al Ries, que desenvolveram o conceito: “Posicionamento não é o que faz o produto, mas o que você faz com a cabeça do público alvo”. E o maior problema de Marta, Maria e Marroni foi o posicionamento assumido diante do eleitor. Os três (e outros Brasil afora) passaram a idéia de que quem iria ganhar com a sua eleição seria o Lula, o PT, eles próprios - e não o eleitor. Ao posicionarem-se de forma equivocada, abriram espaço para outras alternativas.

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