sábado, 1 de novembro de 2008

Pesquisas eleitorais venceram nestas eleições


Estas eleições foram o paraíso para os institutos de pesquisas. Nunca vi tanta angústia por parte dos candidatos em querer que as pesquisas dissessem que eles estavam na frente. E se a pesquisa não trazia os números que na cabeça dos candidatos eram os números certos, saiam correndo em busca de outro instituto.
Tudo errado. Primeiro, os números das pesquisas são fotografia do momento mesmo. Peguei candidato em quarto lugar com 7% dos votos em abril e terminei com ele eleito com 46% em setembro. Se os números lá atrás fossem lei, o candidato não tinha nem porquê disputar.
De outro lado, ficar trocando de instituto toda hora é jogar dinheiro no lixo. O mais importante nas pesquisas quantitativas é a evolução e as tendências que se pode detectar entre uma e outra pesquisa. E para ter esta leitura é essencial que o instituto, a metodologia, o campo aplicados sejam os mesmos.
Ao pular de um instituto para o outro, as campanhas enriqueceram os institutos nestas eleições. Foram eles quem venceram, sem dúvida alguma.

Nenhum comentário: