quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Falta de comunicação diminui produtividade nas empresas brasileiras


Estudo divulgado no Portal administradores.com.br revela que, de acordo com pesquisa realizada junto aos gestores brasileiros, os problemas de comunicação interna são a principal barreira para aumentar a produtividade das empresas. Os problemas de comunicação foram citados por 47% dos gestores no Brasil, quase o dobro da média global.
As dificuldades ocorrem na comunicação de cima para baixo e entre os departamentos. A comunicação horizontal é a mais deficiente. Fica em terceiro lugar entre todos os países pesquisados e em primeiro entre os países do BRIC. Isto mostra que o mercado empresarial é um dos mais promissores para quem trabalha com comunicação integrada.
Ano passado, conversando com um engenheiro de uma grande empresa nacional ele já havia me dito: "Paulo Cezar, essa sua área vai crescer como a segurança do trabalho cresceu nos últimos 20 anos. Quando entrei aqui na empresa, o peão vinha trabalhar de chinelo de dedos. Aí começou aquela preocupação com a segurança. Agora, as empresas já estão vendo que é mais barato fazer as coisas quando a comunicação funciona."

Nenhum comentário: